Skip to main content

A falta de saúde e segurança do trabalho gera consequências negativas tanto para o funcionário quanto para a empresa. Por esse fato, foram criadas normas regulamentadoras, as quais fornecem diretrizes obrigatórias para assegurar a qualidade de vida do trabalhador.

Neste artigo, vamos entender o que engloba a saúde e segurança do trabalho, sua importância para a empresa e seus colaboradores, além das consequências de sua ausência. Acompanhe!

Se quiser ler um tópico específico, clique no índice:
O que é SST e para que serve?
Importância da SST para os colaboradores
Importância da SST para as empresas e consequências de sua ausência
Aumento da taxa de absenteísmo 
Queda da produtividade
Redução de custos 

O que é SST e para que serve?

A Saúde e Segurança do Trabalho (SST) é um conjunto de normas, elaboradas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a fim de garantir o bem-estar de seus trabalhadores, a partir de um ambiente laboral saudável e seguro.

Essas normas regulamentadoras (NRs) criam diretrizes e orientam sobre procedimentos obrigatórios, estando previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Dessa forma, as empresas que não estiverem em consonância com as NRs estão sujeitas a multas e penalizações dos órgãos fiscalizadores.

Importância da SST para os colaboradores

Como as NRs de SST foram criadas com o intuito de assegurar a vida do trabalhador, sua ausência acarreta riscos a sua saúde e segurança, como acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, tanto físicas como mentais.

Importância da SST para as empresas e consequências de sua ausência

Levando em consideração que uma empresa é feita por pessoas, não garantir a saúde e a segurança delas impacta até mesmo na imagem do negócio, pois não mostra empatia com a mão de obra, além de acarretar consequências negativas, como aumento da taxa de absenteísmo, queda da produtividade e aumento dos custos. Veja abaixo mais detalhes sobre cada uma.

Aumento da taxa de absenteísmo

Aplicar ações que assegurem a saúde e segurança do trabalho, criando uma cultura de prevenção de acidentes, evita lesões e estresse no ambiente laboral, com isso o índice de absenteísmo é reduzido. 

Por outro lado, a recíproca também é verdadeira, ou seja, ignorar a SST colabora para um maior desenvolvimento de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, aquelas ligadas ao ambiente de trabalho, sejam físicas ou mentais. Sendo assim, há também um aumento nos índices de afastamento de funcionários, por meio de atestados médicos.

Queda da produtividade

Um trabalhador estressado tende a realizar suas atividades com menos performance e eficiência. Com sua atenção voltada a doenças ocupacionais, estresse e ansiedade, ele não consegue se concentrar somente em seu serviço e realizá-lo de forma satisfatória. 

Dessa forma, a produtividade diminui, e o índice de rotatividade de pessoal aumenta, pois o trabalhador não se sente valorizado pela empresa e prefere tentar encontrar outro emprego.

Aumento de custos

Uma empresa que não se importa com a SST tende a gastar mais com multas e penalizações dos órgãos fiscalizadores, já que as normas regulamentadoras estão previstas em lei e devem ser seguidas. 

Além de também gastar mais com previdência, à medida que seus funcionários são aposentados por invalidez, devido a algum tipo de acidente ou doença ocupacional.