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O PPP, sigla para Perfil Profissiográfico Previdenciário, é um documento de extrema importância para trabalhadores que exercem atividades laborais sob condições especiais que possam prejudicar a saúde ou integridade física. Ele foi criado com o intuito de fornecer informações precisas sobre as condições de trabalho e os agentes nocivos aos quais os trabalhadores estão expostos ao longo de suas carreiras.

Para ficar por dentro de tudo que envolve esse documento e das recentes mudanças sobre seu envio, acompanhe o artigo.

Se quiser ler um tópico específico, clique no índice:
Do que se trata o PPP?
Como é feito o envio do PPP?
Como acessar o PPP?
O que mudou na prática?

Do que se trata o PPP?

O PPP é um documento legalmente exigido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e é utilizado para comprovar o tempo de trabalho em condições especiais para fins de aposentadoria especial. Ele contém informações sobre os riscos a que o trabalhador esteve exposto, como ruído, calor, frio, radiações, agentes químicos e biológicos.

Como é feito o envio do PPP?

No início de 2023, o envio do PPP passou a ser feito por meio dos eventos S-2220 (Monitoramento da Saúde do Trabalhador) e S-2240 (Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco). Esses eventos fazem parte do eSocial, um sistema que tem o objetivo de unificar a prestação de informações referentes às obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias das empresas.

Quando ocorre uma demissão, é necessário que o empregador registre as informações sobre as condições de trabalho do colaborador no evento S-2240. Esse registro deve incluir dados, como o tipo de agente nocivo, o grau de exposição e o equipamento de proteção individual (EPI) utilizado. Além disso, é necessário enviar o evento S-2220, que contém as informações sobre o monitoramento da saúde do trabalhador, incluindo exames médicos ocupacionais, diagnósticos e resultados de exames complementares.

Essa nova forma de envio do PPP, através dos eventos S-2220 e S-2240, visa facilitar o processo de prestação de informações ao INSS, tornando-o mais ágil e eficiente. Ao utilizar o eSocial, os empregadores têm a possibilidade de preencher esses eventos de forma eletrônica, evitando o uso de formulários impressos e agilizando o fluxo de informações.

Como acessar o PPP?

É importante ressaltar que somente o colaborador tem o direito de acessar o PPP. Para isso, o INSS disponibiliza o aplicativo Meu INSS, que permite a consulta e solicitação de diversos outros serviços previdenciários, além do PPP.

Por meio do Meu INSS, o colaborador pode visualizar todas as informações contidas no PPP, como os registros das empresas em que trabalhou, os agentes nocivos aos quais esteve exposto e os períodos de tempo trabalhados sob condições especiais. Essas informações são essenciais para comprovar o tempo de trabalho em condições prejudiciais à saúde, caso o trabalhador deseje requerer aposentadoria especial.

O que mudou na prática?

O documento PPP é um instrumento indispensável para proteger a saúde e a integridade dos trabalhadores e comprovar o tempo de trabalho em condições especiais. Com as mudanças implementadas a partir de 2023, o envio do PPP passou a ser realizado pelos eventos S-2220 e S-2240, e seu acesso é feito pelo aplicativo Meu INSS, proporcionando maior agilidade e facilidade no processo, sendo benéfico a todos os envolvidos.

Se você tem alguma dúvida ou precisa de assessoria para tratar desses e outros assuntos, entre em contato com a equipe da NR Saúde e Segurança do Trabalho e descubra como podemos te auxiliar na gestão integrada de SST da sua empresa.