Auditoria das Normas Regulamentadoras

Auditorias são processos que identificam e documentam evidências de atendimento a critérios relacionados com o processo da empresa ou instituição. É uma ferramenta gerencial extremamente importante e eficiente que identifica processos e procedimentos não conformes, que no âmbito de Segurança e Saúde podem aumentar os riscos de danos ao trabalhador.

Objetivo da auditoria das Normas Regulamentadoras – NR

A finalidade dessa auditoria é analisar e coletar informações sobre a eficiência da aplicação das diretrizes estabelecidas nas NRs. É um instrumento que buscar avaliar sua condição de atendimento às normas e subsidia a elaboração do plano de ação para correção dos desvios identificados.

As auditorias devem ser planejadas e possuir um escopo dos critérios a serem auditados. Os profissionais que realizam a auditoria devem ter conhecimentos técnicos específicos sobre SST. Para maior transparência no processo de auditoria, os auditores não devem estar envolvidos nas atividades auditadas.

As auditorias podem ser:

Internas – conduzidas pela própria empresa com intuito de avaliar seu sistema de gestão e desse modo reduzir as não conformidades de SET.
Externas – conduzidas por entidades externas independentes e acreditadas para efeitos de certificação.

Planejamento da auditoria

Esse planejamento envolve três fases:
Preparação: que envolve a produção do Plano de Auditoria.
O plano de Auditoria é um documento de planejamento onde constam os objetivos, critérios, documentos de referência, escopo da auditoria, data e local. Nessa fase são elaborados os checklist utilizados na auditoria;
Execução: aplicação do checklist e registro das evidências (fotos, vídeos e listas de presença de treinamentos e documentação);
Elaboração dos relatórios: é a parte final do processo de auditoria.
Nessa fase são elaborados os relatórios contendo a descrição da metodologia aplicada, atividades realizadas, descritivos das não conformidades encontradas (evidenciadas) e plano de ação.

Benefícios da auditoria

• Redução dos riscos de acidentes e doenças relacionados ao trabalho;
• Subsidia a priorização das ações de SST;
• Melhora o ambiente de trabalho;
• Avalia a condição de atendimento da empresa às normas regulamentados, evitando assim, entre outras coisas, multas e penalizações em caso de fiscalizações do MTE e processos trabalhistas;
• Melhoria dos processos e procedimentos internos; entre outros.

Outros serviços
Fale conosco!

Entre em contato

Tire suas dúvidas, preencha o formulário abaixo