Audiometria nas Empresas

Audiometria é um exame de triagem que avalia a acuidade auditiva do trabalhador, isto é, detecta possíveis perdas auditivas de um funcionário. Ela deve ser realizada por profissional habilitado (médico ou fonoaudiólogo) conforme determinado pelos respectivos Conselhos Federais profissionais.

Qual o objetivo de realizar o exame na empresa?


Visando maior conforto de seus colaboradores, maior organização e rapidez na realização da audiometria, muitas empresas têm optado por realizá-lo em seu próprio estabelecimento. Dessa forma, os horários de trabalho são respeitados e os colaboradores não precisam se deslocar até outro local perdendo horas / dia de trabalho ou folga. O custo benefício dessa iniciativa compensa principalmente quando se trata de um grande número de trabalhadores ou quando a empresa trabalha em regime de turnos.

No entanto, para que a realização desse exame na própria empresa seja possível é importante se planejar para atender as necessidades da consultoria que realizará os exames, que em geral são:

• Liberação de espaço acústico favorável, afastado dos ruídos da produção ou outros ruídos;
• Espaço suficiente para a colocação de cabine acústica, além de mesa e tomadas para a instalação do audiômetro;
• Repouso auditivo dos trabalhadores de 14 horas garantindo um resultado audiométrico confiável;
• Agendamento dos exames com a devida antecedência, respeitando os vencimentos dos exames e as exigências legais.

O atendimento a essas recomendações contribui para maior qualidade e agilidade do serviço.

É um investimento que oferece mais conforto e comodidade tanto para a empresa quanto para os trabalhadores.

Outros serviços
Fale conosco!

Entre em contato

Tire suas dúvidas, preencha o formulário abaixo